AGORA É GRÁTIS | Software de animação usado pelo Studio Ghibli


OpenToonz, a versão de código aberto do software de animação Toonz usada pelo Studio Ghibli , foi lançado ao público neste fim de semana. Se você quiser obter o software, OpenToonz pode ser oficialmente baixado em Github.io 

O pacote robusto de software de animação 2D, que também tem sido utilizado na produção de séries de TV como Futurama e características teatrais incluindo Anastasia e Balto, foi feito o open source através de uma parceria entre uma desenvolvedora italiana de Vídeo Digital e a empresa japonesa Dwango. Seu lançamento é um divisor de águas para produção de animação em 2D que poderia reescrever o futuro da forma de arte, possivelmente levando a um grande aumento na produção de animação desenhada, enquanto forçando os desenvolvedores de software, como Adobe e Toonboom para embaralhar e encontrar maneiras de distinguir o seu software de animação 2D de uma poderosa alternativa de graça.

Na liberação do software, Dwango deixou claro em seu site que a licença de software de fonte aberta permite que ele seja usado gratuitamente para ambos os projetos comerciais e não comerciais, e que os desenvolvedores podem modificar seu código-fonte livremente sob os termos.