Uma boa maneira de determinar a raridade de um objeto é verificar o seu valor. De acordo com o Guinness World Records , o action figure LEGO mais valioso do planeta atualmente está avaliado em nada menos que US $ 11.495,95 dólares, que é o icónico caçador de recompensas da franquia Star Wars , o Boba Fett. 


   No entanto, essa peça não é de plástico . Esse modelo específico do Boba Fett é um action figure especial de ouro de 14 quilates que pertence a um conjunto de três Boba's: um de plástico, um de prata e um de ouro. Apenas dois desses modelos já foram feitos e nunca mais ficaram disponíveis para a venda. É claro que, enquanto esse conjunto Boba Fett LEGO são os action figures da marca mais rara da terra,  existem alguns modelos ainda mais raras. Podemos dizer que são as mais raras e mais caras do universo, que estão atualmente no espaço. 

   Em 2011, a NASA anunciou que sua espaçonave Juno levaria três action figures LEGO únicos em sua missão a Júpiter. Essas peças personalizadas são todas únicas, pois uma delas representa Galileu Galilei e as outras duas retratam o deus romano Júpiter e sua esposa Juno. Esses números únicos não pretendem retornar à Terra, mas o Guinness World Records estima que se por qualquer motivo no futuro elas retornarem seu valor provavelmente será de muitos milhões de dólares.